Termografia

TERMOGRAFIA / IMAGEAMENTO TÉRMICO

A realização destes trabalhos consiste em realizar o imageamento térmico de todo o sistema elétrico, inspecionando as instalações elétricas em busca de sobreaquecimentos e posterior não conformidades nas instalações como cabos, disjuntores, fusíveis, barramentos, e qualquer parte integrante dos circuitos de distribuição de energia elétrica. Também são detectadas nesta análise sobreaquecimento de motores, indutores e partes mecânicas de máquinas, podendo verificar ainda e eficiência térmica de resfriadores, condicionadores de ar e outros.

 

LEGISLAÇÂO APLICÁVEL

Para todos os trabalhos, atendemos as Normas ABNT:

 

NBR 5410:2004

Instalações Elétricas de Baixa Tensão

NBR 5419

Proteção de Estruturas Contra Descargas Atmosféricas

NBR 14039

Instalações Elétricas de Média Tensão de 1,0 Kv a 36,2 Kv

NBR 15749

Medição de Resistência de Aterramento e Potenciais na Superfície do Solo em Sistema de Aterramento.

NBR 15572:2008

Ensaios não destrutíveis – Termografia Infravermelha – Guia de Inspeção de equipamentos elétricos e mecânicos

NBR 15763:2009

Ensaios não destrutíveis – Termografia Infravermelha – Critérios de definição de periodicidade de inspeção em sistemas elétricos

NBR 15866: 2010

Ensaios não destrutíveis – Termografia Infravermelha – Metodologia de avaliação de temperatura de equipamentos em sistemas elétricos

NR’s do MTE

Normas regulamentadoras do ministério do trabalho, pertinentes a Zirmatech

 

METODOLOGIA

Inspeção completa de toda rede para constatação de pontos de aquecimento fora das especificações instalação e do uso continuo e normal proposto pelo fabricante do equipamento, identificando desta forma, mau contato de conectores, pontos de oxidação ou falta de apertos em porcas e parafusos de barramentos e bornes, assim como o mau dimensionamento de quadros, balanceamento de cargas, cabos, fusíveis e etc. Esta inspeção é realizada em cada componente do sistema elétrico, painel elétrico desde a cabine de entrada até os quadros setoriais da empresa, abrangendo qualquer equipamento do sistema elétrico, incluindo proteções, aterramentos, SPDA e outros.

APRESENTAÇÃO

Após realizados os trabalhos de campo, forneceremos todos os detalhes da inspeção realizada, as instalações existentes e suas possíveis irregularidades de forma a compormos o Laudo Técnico, conforme as recomendações das normas citadas. Neste documento serão indicadas as medidas corretivas a serem adotadas. Todos os trabalhos será elaborado por engenheiro eletricista, devidamente registrado no CREA habilitado pelo ITC Infrared Training Center a conduzir os trabalhos.